Todo o turista devia fazer uma escapadinha no Alentejo. Há quem opte pelo turismo rural, por pernoitar em hotéis junto a praias deslumbrantes, parques de campismo de renome, ou simplesmente escapadinhas de fins-de-semana. Certo é que o Alentejo oferece a possibilidade ao seu visitante de poder desfrutar de todas as valências e potencialidades desta região, conseguindo ter a proeza de fazer o turista sentir-se em casa. Cada vez mais o Alentejo é um destino desejado, visto que a oferta de alojamentos de qualidade tornou-se, nos últimos anos, mais abundante e variada, existindo, desta forma, muitas opções onde pode passar umas curtas férias e aproveitar a sua escapadinha pelo Alentejo com maior tranquilidade.

mapa_alentejo4

Gostaria de passar um fim de semana no Alentejo? Não hesite. Opte pelas nossas sugestões e verá que a magia desta região o vai convencer e agradar.

O que fazer numa escapaninha no Alentejo

No Alentejo é diversificada a oferta de serviços: atividades aquáticas, passeios na natureza a pé, de BTT ou jipe, degustação de produtos regionais, desportos ao ar livre, visitas a museus e monumentos, entre outros. Conheça algumas sugestões culturais e gastronómicas.

Roteiro cultural


adega-mayor

Visita à Adega Mayor

em Campo Maior: concebida por Siza Vieira, este é um dos locais de paragem obrigatória numa escapadinha ao Alentejo. Visite as instalações e prove os melhores vinhos da região
actividades_7

Visita ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas

viaje pela arte portuguesa contemporânea dos anos 80 até aos nossos dias. Aprecie obras de pintura, fotografias, esculturas e instalações belíssimas
415676-500x395

Conheça o artesanato alentejano

o Alentejo é o maior centro oleiro do país e que produz mais loiça utilitária e decorativa. Incontornáveis e conhecidos mundialmente são os tapetes de lã de Arraiolos, os “alinhavados” de Nisa e as mantas de Reguengos de Monsaraz e de Mértola. Conheça os trabalhos em couro, cortiça e madeira, os bonecos de Estremoz e ainda o vestuário tradicional e os chocalhos
7132_Cromeleque dos Almendres

Embarque numa tour pré-histórica

não pode perder a oportunidade de conhecer alguns monumentos megalíticos. Do extenso circuito disponível, a nossa recomendação vai para o Cromeleque de Almendres e para a Anta Grande do Zambujeiro, ambos localizados mesmo à saída de Évora
barragem-de-alqueva

``Mergulhe`` na Barragem do Alqueva

considerada uma das mais belas e pacatas regiões do Alentejo, esta é a maior barragem e o maior lago artificial da Europa Ocidental. Além de momentos de tranquilidade e lazer absolutamente únicos, aqui vai poder ainda desfrutar da natureza e praticar os mais variados desportos e atividades radicais.
Museu_Mineiro_do_Lousal_-_outside_-_sign_with_name

Visite as Minas do Lousal

trata-se de um Centro de Ciência Viva, o único do seu tipo em Portugal; pretende preservar e apresentar às novas gerações a história das minas e dos trabalhadores que, há muitos anos atrás, nesse mesmo local, extraiam pirites de cobre
arraiolos

Descubra o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos

resultantes de uma arte tradicional portuguesa com fama internacional, os tapetes de arraiolos são vendidos e apreciados em todo o mundo. Na cidade com o mesmo nome vai poder ficar a conhecer a história, os objetos e alguns exemplares desta arte tão nossa.
577037177

Faça um picnic na Serra d’Ossa

aí vai encontrar uma bonita floresta de eucaliptos, que proporcionará um espaço deslumbrante para uma refeição e alguns momentos de lazer. Recomendamos ainda que faça um dos vários percursos pedestres disponíveis, para se inteirar da riqueza ambiental, paisagística e arqueológica do local.
150820131604-248-aves

Experimente o birdwatching

o Alentejo é já um local de referência para a prática desta atividade, que não para de ganhar adeptos e pode ser praticada todo o ano. Sugerimos que arranje um guia, pegue nos binóculos e se dirija à zona de Castro Verde ou de Mértola. Quem sabe não encontra aí a sua nova paixão?
08_PT_F2

Dê um passeio pela linha costeira alentejana

tem de tirar um ou dois dias para ficar a conhecer algumas das praias mais belas e naturais de Portugal. Se optar por ficar em terra, saiba que existem vários tours de jeep, bicicleta ou a pé por onde escolher; se preferir a água, recomendamos que recorra a uma das várias escolas disponíveis e se dedique a surfar algumas das melhores ondas da Europa.

Gastronomia

Portugal é senhor de uma variedade e qualidade gastronómicas absolutamente insuperáveis, e o Alentejo não é exceção. Aqui encontrará petiscos e receitas com um pendor assumidamente rural, mas absolutamente delicioso. A base daquela que é uma das mais saborosas cozinhas do país passa pelo pão, azeite, ervas aromáticas e porco. Assim, não podemos deixar de sugerir que, depois de provar os famosos enchidos, ataque uma bela sopa de tomate com linguiça, umas migas com carne de porco ou uma fabulosa açorda alentejana. Dada a versátil oferta da região, também ficará bem servido com um ensopado de borrego, um prato de caça ou um belo peixe do sudoeste alentejano.

Para terminar, uma referência bem destacada e especial para os reputados queijos do Alentejo (os de Nisa, Serpa e Évora são dos preferidos) e para os deliciosos e decadentes doces conventuais, à base de açúcar, ovos e amêndoas (quem nunca provou uma sericaia de Elvas com as típicas ameixas, não sabe o que perde).

???????????????????????????????????????????????????????????
Amêijoas_à_Bulhão_Pato

Existem bons restaurantes e bares espalhados um pouco por toda a região, mas encontrará uma oferta de maior qualidade em Elvas, Évora, Beja ou Estremoz. Com o seu clima quente e seco, o Alentejo possui as condições ideais para a produção de vinhos de qualidade reconhecida mundialmente. E é exatamente isso que acontece!
Saiba, então que os vinhos brancos desta região caracterizam-se pelo seu cariz suave e ligeiramente encorpado, com aromas a frutos tropicais – castas mais importantes: Roupeiro, Antão Vaz e Arinto; quanto aos vinhos tintos, estes são encorpados, ricos em taninos e com aromas a frutos vermelhos/silvestres – castas mais importantes: Trincadeira,Aragonez, Castelão e Alicante Bouschet.

A nossa sugestão é que, durante as suas férias no Alentejo, não deixe de visitar uma das inúmeras adegas que aí se implementaram e floresceram ao longo dos anos, aproveitando para marcar uma das atividades que estes espaços rústicos disponibilizam: de degustações de vinhos e produtos regionais a workshops, cursos e tours pela região vinícola, vai de certeza encontrar algo que o seduza e o deixe plenamente satisfeito.